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ION PILLAT
( ROMÊNIA
Íon Pillat (n.31 de março de 1891, Bucareste , Romênia – m.17 de abril de 1945, Bucareste , Roménia ) foi um ensaísta romeno , poeta tradicionalista , antólogo, editor e publicitário , membro correspondente da Academia Romena (desde 1936 ). Pela linha materna, era parente da família Brătianu .
Frequentou a escola primária n. 1 em Pitesti , bem como as três primeiras turmas do curso de ginásio, cursadas em Pitesti de forma privada, e em 1905 terminou a oitava série no Liceu Saint Sava, em Bucareste. A mãe levou-o consigo para Paris , juntamente com o irmão Niculae e a irmã Pia, para ali continuarem os estudos, no liceu "Henri IV", onde foi matriculado como aluno externo, obtendo o bacharelado em 1909. Em por ocasião da viagem a Chartres , descobriu a arte gótica, que o inspirou para o seu primeiro poema, Na catedral .
Em 1910, matriculou-se como estudante na Sorbonne, onde estudou principalmente letras, história e geografia, mas também estudou direito paralelamente. Em 1911, Titu Maiorescu publicou parte de seus poemas no Convorbiri literare . Em 1912 , enquanto estava de férias em Bucareste, conheceu Alexandru Macedonski , que editou o volume Flori sacre. Ion Pillat, juntamente com Horia Furtună, fundou a coleção Carți albe , na qual seriam editados os poetas da época; o volume de estreia de toda a coleção foi Sacred Flowers
Em janeiro de 1912 , Titu Maiorescu publicou alguns de seus poemas em “ Convorbiri literare ”.
Também em 1912, publicou em Paris o seu volume de poemas em prosa, O Último Santo , e em Bucareste, no mesmo ano, o seu primeiro volume de versos, Sonhos Pagãos . Na revista de Ovid Densusianu , "Vieața nouva", há uma nota sobre Sonhos Pagãos. A partir desse ano formou amizades literárias com Tudor Vianu , N. Davidescu , Adrian Maniu , Eugeniu Speranția, Al. T. Stamatiad - do círculo de Macedonski.
Em 1913 obteve seu bacharelado em Paris e participou da campanha búlgara como segundo-tenente durante a Guerra dos Balcãs . Em 1914, obteve também a licenciatura em Direito, regressando depois definitivamente a Bucareste, onde publicou o volume Eternității de o clipă.
Casou-se em 1915 com a pintora Maria Procopie-Dumitrescu , que adotou o pseudônimo de "Brateș". Em 1916, editou o volume Plumb de George Bacovia e assumiu a direção da revista Flacăra , juntamente com Adrian Maniu e Horia Furtună . Participou da Conferência de Paz de Paris como um dos secretários de Alexandru Vaida-Voievod , o presidente da delegação da Transilvânia. No dia da assinatura do tratado, publicou em edição limitada de luxo, o volume Grădina dintre ziduri.
Em 1921, sob seus cuidados, apareceu o volume Poezia toamnei , uma antologia de versos de poetas romenos que cantavam no outono. Em 1922, juntamente com Tudor Arghezi , publicou a revista Cuget romena , e no ano seguinte publicou o volume de poemas que o consagrou como um poeta original e tradicionalista , Pe Argeș în sus , no qual dois poemas famosos contêm o retratos de seus avós, vovô e vovó . Em 1925 publicou o volume Satul meu e junto com o crítico Perpessicius publicou a Antologia dos Poetas de Hoje . Em 1935 descobriu Balcicul , destino preferido da rainha Maria da Roménia , que atraiu como um íman os pintores e poetas da época, onde construiu uma villa. Publicou Poems in a Verse (1935), influenciado pelo haiku e pela técnica dos poemas de uma linha na literatura chinesa e japonesa . Em Poemas em verso, Pillat viu poesia pura.
Em 1936, recebeu o prêmio nacional de literatura e foi eleito membro correspondente da Academia Romena. Em 1937 traduziu de Charles Baudelaire e publicou o volume Lost Land . Publicou, em 1942 , uma antologia de traduções da poesia alemã e o volume de versos Fulfillment . Traduziu poemas de Francis Jammes , Jean Moréas , Rainer Maria Rilke , Saint-John Perse , Carl Sandburg, Joachim du Bellay , Goethe , Schiller e Walt Whitman . Em 1944 , toda a sua obra lírica, escrita entre 1906 e 1941 , apareceu sob o título Poemas.
Suas primeiras letras estão sob o signo do parnasianismo e do simbolismo , mas posteriormente, do tradicionalismo. O poeta vê na criação folclórica a expressão mais eloquente da “alma romena”. Consequentemente, ele acredita que a demonstração da especificidade nacional das nossas letras modernas só pode começar a partir de uma análise da poesia popular. Numerosas citações de nossa poesia popular comprovam um bom conhecimento dela por Ion Pillat.
Ion Pillat teoriza, em expressão poética, a necessidade de ligação com o passado e com os povos da terra, com a tradição . Não é uma despedida triste, mas um reencontro tônico em que cada protagonista afirma sua crença nas virtudes da continuidade da tradição. Na Igreja Velha (1926), o programa tradicionalista realmente ganha vida.
George Călinescu, em Istoria literaturii ... qualifica-o como um diletante, pelas suas diversas atividades e fontes de inspiração.
Durante o período entre guerras, até 1938, foi deputado e senador.
Fez frequentes viagens ao estrangeiro: como membro do PEN-Club, a conhecida associação internacional de escritores, bem como da Associação para a Cooperação Intelectual da Liga das Nações, participou nos seus congressos e manifestações. Viajou em 1927 para a Grécia, chegou à Espanha (1929), atravessou a Itália (1931), regressou à Grécia em 1932 e 1937.
Em 17 de abril de 1945, sofreu uma congestão cerebral no meio da rua; foi transportado para casa (na atual rua Alexandru Philippide, nº 9) em estado de inconsciência e por volta das 22h faleceu.
POESIA SEMPRE. Minas Gerais. Número 22. Ano 1. Janeiro – Março 2006. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2006. ISSN 0104-0626. Ex. biblioteca de Antonio Miranda
TRADUÇÃO DE JULIA CÂRAP
Post—Mortem
Hoje o mundo me abandonou, como se fora
uma roupa deixada no cabide.
E fico sozinho comungando com o mistério
que a ninguém posso desvelar.
Deixo a bengala, a poeira e o sapato:
Nem sombra não sou mais.
De outro mundo, olho no horizonte a pétala
de luz, que foi a minha terra.
*
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Página publicada em julho de 2024
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